sábado, 22 de agosto de 2009

Hidrografia.


O clima predominante no Oriente Médio é seco e a região apresenta poucos rios. A planície que se destaca é a Mesopotâmia e esta localizada na parte central do território, e por ela corre os dois mais importantes rios da região, o Tigre e o Eufrates, que nasce na Ásia Menor e desembocam no golfo Pérsico, através do canal Chat-el-Arab. Mesmo atravessando uma região árida de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva na Turquia. A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio. A previsões de que nesse século haverá muitas guerras e conflitos pela posse da água. Muitos países precisam importá-la ou dessalinizar água do mar para poder obter água potável. Essas medidas, com tudo são caras.

Aspectos populacionais.



Aspectos populacionais:A Ásia conta com uma população que ultrapassa os 3,2 bilhões de habitantes e, longe de qualquer comparação, possui a mais elevada densidade demográfica do planeta: são mais de 70 habitantes por km², distribuídas irregularmente por um espaço cheio de cordilheiras e extenso desertos.Nas grandes cidades, as densidades demográficas são altíssimas, enquanto, nas regiões desérticas, a população apresenta-se rarefeita.Paises como China, Índia, Indonésia, Japão, Paquistão e Bangladesh estão entre os mais populosos da Terra, enquanto outros, como a Mongólia ou mesmo trechos setentrionais da Rússia, apresentam as mais baixas densidades demográficas do planeta.Vem havendo por parte do governo de alguns países, como a índia e a China uma campanha anti-natalidade, na china surgiu o efeito diferente da índia.As condições sócias da população são extremamente precárias, especialmente no que se refere à saúde, a educação e taxas de mortalidade infantil.Embora a maior parte da população seja composta de povos de raça amarela, há também expressivo numero de representantes dos outros troncos étnicos, o negro e o branco.• Amarelos ou mongolóides compõe a etnia dominante e distribui-se pelas regiões da taiga e da tundra.• Os brancos ou caucasóides predominam no Oriente Médio, onde são encontrados árabes, turcos, israelenses, curdos, etc., e na Ásia Central, cujos p
países receberam grandes contingentes de população eslava.• Quanto aos negros, aparecem em menor numero, distribuindo-se no sul da índia e em ilhas do oceano indico.

Clima.



Nas terras situadas no extremo norte predomina o clima polar, que vai se tornando mais ameno em direção ao sul. O centro do continente, por situar-se distante de influencias marítimas e, em parte, devido a altitude do relevo, que bloqueia a passagem dos ventos oceânicos, é dominado pelo clima temperado continental que, alterna verões de elevadas temperaturas com invernos muito frios. Já o temperado oceânico, ocupando grandes extensões do continente, sofre variações em função da altitude do relevo, da latitude e da maritimidade.Mais para o sul, a retaguarda das grandes cordilheiras, quem pedem a passagem dos ventos úmidos do oceano, encontram-se vastas extensões dominadas por clima semi-áridos e áridos formando uma extensa faixa de desertos.
No litoral da Ásia Ocidental surge uma faixa estreita de clima do tipo mediterrâneo, enquanto nos arquipélagos do sul do continente, nas proximidades do Equador, aparecem climas de tipo quente: Equatorial e Tropical.Entre todos os tipos de clima da Ásia, no entanto, o que mais diretamente influi nas condições de vida locais, sobre tudo orientando as atividades agrícolas, é o tropical de monções. Caracteriza-se pela atividade dos ventos, conhecidos como monções que sopram do indico e do pacifico para o continente durante o inverno.

Política.


O Oriente Médio encontra-se em difíceis situações, pela posse de territórios (Israel, Líbano e Palestina), a entrada de forcas da coalizão no Iraque, e as ameaças sobre o projeto nuclear iraniano.
Vários fatores históricos, geopolíticos e culturais explicam a intensa instabilidade política local, retratada por vários conflitos regionais importantes, como a Guerra civil do Líbano (1975-1991), entre cristãos e mulçumanos; a guerra Irã-Iraque (1980-1988); a guerra do Golfo (1990-1991); A invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas (1979-1989); a guerra do Iraque (2003) e a Questão Arabe-Judaica (1947-?).,

Vegetacão.



Como as formações vegetais dependem do tipo de solo e principalmente do clima, a Ásia apresenta muitas variedades vegetais, ainda que parcialmente destruídas ou alteradas pela milenar ocupação humana.No norte do continente, junto ao pólo, não há condições para a existência de vegetação, começam a surgir formações de Tundra. Ao sul, aparece a vasta região da taipa, quase integralmente pertence a Rússia.O maior destaque, entretanto, está nos estepes, que ocupam grandes extensões da Ásia central, aparecendo em áreas de clima temperado continental e semi-árido.Os arquipélagos situados ao Sul do continente apresentam-se recobertos por florestas equatoriais e tropicais.No centro-sul, onde também se verifica a presença de savanas, nas quais a vegetação herbácea é dominante, apresentando arbustos e arvores em associações pouco densas, como jângal na Índia.
Registra-se ainda a ocorrência de florestas temperadas em extensões consideráveis no extremo oriente e de vegetação xerófila, nas áreas desérticas ou semi-áridos do continente.

Petróleo, a riqueza regional.



O oriente médio possui uma das maiores reservas mundiais de petróleo. Os países da região apresentam-se os maiores produtores e exportadores do mundo. O petróleo começou a ser explorado na região no inicio do século XX no Irã. Porem, a exploração e produção no Golfo Pérsico ( principal área petrolífera da Ásia Ocidental ) só teve inicio a partir da década de XX.Até o final dos anos 50, a produção, a prospecção e a comercialização eram comandadas por empresas multinacionais, as “ Sete irmãs” do petróleo.
Em 1960 foi criada a OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo ), cartel formado por 11 países dos quais metades está no Oriente Médio ( Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos). As grandes regiões produtoras de petróleo e gás natural são: mossul, no Iraque; Abada e a região sul de Teerã, no Irã e a região a margem ocidental do golfo pérsico, que se estende do Kuwait, passando pelo litoral da Arábia saudita, até o Emirado de Omã. Enormes gasodutos e oleodutos atravessam toda a península Arábica levando petróleo e gás até as refinarias das margens do Mediterrâneo. Uma série de portos e refinarias estão localizados ao longo do golfo perssico, como a refinaria de Abada, próximo ao porto que embarca petróleo e gás para o Japão. A grande importância das reservas, da produção e exportação do petróleo no Oriente Médio, faz com que qualquer conflito regional tenha repercussões imediatas no preço do petróleo e, conseqüentemente na economia mundial.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Religião.



A religião predominante no Oriente Médio é o islamismo. Existe a adoração a Alá e a população segue os ensinamentos do profeta Maomé, registrados no Alcorão, o livro sagrado.A expansão do islamismo não ocorre apenas pela conversão de novos adeptos, mais também por ações armadas e pela tomada do poder. Religião essencialmente monoteísta, estabelece para seus fieis o comprimento das ordens do Corão, seu livro sagrado. Para os muçulmanos, Meca na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada.O islamismo esta dividido historicamente em duas seitas principais: a dos sunitas, muito unidos entre si e politicamente moderados, e a dos xutos, caracterizados pelo ardor religioso, autoflagelação e associação inseparável entre o ideal da fé e da política.Um dos únicos países onde a chefia de governo se confunde com liderança religiosa, caracterizando um estado teocrático, é o Irã, cuja população é Persa e não Árabe.